(61) 3226-7449      

23 de Mar. 2021

Especial Mês da Mulher: Sâmia Jorge, Arquiteta

 

‘'Desafios do Home Office para Mulher no período da pandemia'

A ascensão do teletrabalho no período da pandemia trouxe vantagens e desvantagens e é sobre estes aspectos que Sâmia C. B. Jorge apresenta sua perspectiva diante deste novo cenário, em especial, para as mulheres. 

Sâmia C.B. Jorge é arquiteta em Goiânia (GO), atua em gestão de Arquitetura do processo de instalação novas unidades (agências e áreas administrativas) ou reforma vinculadas à GILOG/GO (estados de Goiás, Tocantis e Rondônia). Casada, tem duas filhas de 2 e 7 anos.

 “Conciliar os cuidados com as filhas, as atividades domésticas e as atividades na CAIXA foram os grandes desafios que enfrentei logo que o home office foi implantado. Existiu o conflito trabalho-família, minhas filhas sempre querem atenção e a mais nova tinha apenas 1 ano quando iniciamos em sistema remoto, foi preciso definir horários e espaços destinados ao trabalho.

Apesar das dificuldades, acredito que mantive uma boa produtividade focada em gestão do tempo e organização dos processos. Particularmente, não senti nenhuma cobrança maior por resultados, a Coordenação sempre estava informada quanto ao andamento das demandas sob minha responsabilidade.”

 

Vantagens x desvantagens

Há vantagens no home office, as quais, acredito, foram percebidas pela empresa como: a economia de locação e manutenção das áreas administrativas e ainda a otimização do tempo dos empregados, que devem contribuir para permanência desta modalidade.  Os impactos na vida da mulher variam de acordo com a realidade de cada uma, podendo ser benéfico ou não. No meu caso, conto com o apoio de meu marido, ele colabora muito nos afazeres domésticos e no acompanhamento escolar da nossa filha. Mas para aquelas que não têm essa ajuda é muito mais difícil, ficando muito sobrecarregadas com a jornada dupla, o que pode ocasionar grandes prejuízos emocionais, físicos e profissionais. Para quem mora sozinha, existe o agravante da solidão e a depressão.”

 

Mais organização e objetividade

“Os desafios também resultaram em aprendizados, como por exemplo, ser mais organizada e objetiva no âmbito profissional e na vida pessoal, com processos mais definidos e claros, e ainda nos horários de trabalho, das refeições e do lazer mesmo estando em casa. A tecnologia é uma ótima ferramenta para eliminar distancias físicas e agilizar processos de tomadas de decisões e resoluções de problemas, por meio dela, podemos estar interligados com colegas de trabalho, fornecedores e clientes.

De toda essa vivência é importante deixar um alerta que deve ecoar pra todas nós: Mulheres, não almejem a perfeição, não precisamos dar conta de tudo e de todos! Vamos fazer o que é possível e necessário. Vamos viver o hoje e o agora, sem tanta ansiedade com o que vai acontecer.”





SBS, Quadra 2, Bloco Q, Lote 3, Ed. João Carlos Saad, 14º, Sala 1410 - Brasília/DF - CEP: 70.070-120

Tel (61) 3226-7449