Esqueci minha senha

Notícias

Voltar
Homepage Notícias
Por: Administrador Simber Suporte
02/032021 08:00

ANEAC SE REÚNE COM REPRESENTANTES DA CAIXA

Em reunião virtual, a Associação apresentou demandas e proposições de interesse da categoria

Na quinta-feira (25), a Associação Nacional dos Engenheiros, Arquitetos e Administradores de Rede-ANEAC esteve reunida, por meio de videoconferência, com representantes da 

Caixa Econômica Federal, a saber: Sergio Rodovalho Pereira - SN Rede Executiva de Governo/SUGOV, Angelica Djenane Philippe Correa - SN Rede de Habitação/ SUHAB, Jaime Daniel da Silva - SN Empreendedorismo e Agro/SUCAJ, Vitor Pavanelli Davine - SN Logística/SULOG e ainda Monica Maria Santarosa – GN Infraestrutura, Janaina Bosa Daniel - GN Relações Trabalhistas e Eduardo Von Schwerin Pimentel – Gerente Nacional SE para tratar de demandas específicas que atendem aos anseios da categoria e apresentação de proposições nas respectivas áreas.

Conduzida pelo diretor-presidente Geraldo Aires da Silva Junior, a reunião foi pautada na reestruturação das esferas do Agronegócio, Logística, Habitação e Governo e ainda assuntos inerentes às atribuições dos associados. Os questionamentos e proposituras foram explanados pelos membros do quadro diretivo da ANEAC.

Os dirigentes Adolpho Vaz e Marcelo Parente discorreram sobre a atuação regionalizada da equipe técnica de agrônomos para atender as unidades especializadas que estão sendo abertas em todo o País, voltadas ao agronegócio e ao pequeno produtor rural, evidenciando os benefícios para a rede com a presença de agrônomos no apoio técnico, nas agências, na orientação ao cliente e na elaboração de projetos. A mitigação de riscos jurídicos e a metodologia de avaliação de imóveis foram igualmente, analisadas pelos dirigentes.

Já o âmbito da Logística ficou a cargo da diretora Cheryl Schroeder que abordou a reestruturação com a extinção das GILOG, ressaltando que pesquisa realizada demonstrou preocupação com as competências e afinidades dos profissionais na nova divisão. Também foi colocado o receio com a perda de sinergia na divisão das equipes, uma vez que a maioria ficará na CEINF tratando as demandas de outras centralizadoras.

Ainda a respeito da reestruturação, mas na esfera da Habitação, a explanação ficou por conta da VP Aline Siqueira e da diretora Suzy Barbosa que reiteraram a preocupação e a importância da participação e contribuição da ANEAC em todo o processo, considerando que até o presente momento a Associação não tem integrado as discussões desta nova fase do processo.

O diretor-presidente da Associação, juntamente com os diretores Sergio Grande e Vitor Serpa, apresentaram questionamentos acerca de possível reestruturação no setor do Governo, uma vez que as demais áreas estão neste processo. Também foram relatadas reivindicações específicas da rede de associados relativos à vistoria de obras e tabletes. Foi questionada a diferença de tratamento para reserva de veículos na realização de vistorias em distância inferior a 100 km, visto que em algumas agências não é aceita tal reserva. Do mesmo modo, foi solicitada a disponibilização de tabletes como equipamento auxiliar nas vistorias. Por fim, a proibição de atividade externa por engenheiros e arquitetos foi objeto de discussão.

ENCAMINHAMENTOS CAIXA

Em todas as temáticas debatidas houve excelente receptividade pelos representantes da CAIXA. Ficou acordado o encaminhamento de proposta específica pela ANEAC na área do Agronegócio para análise da instituição. Jaime Daniel da Silva - SN Empreendedorismo e Agro/SUCAJ enfatizou a importância do alinhamento de ideias: “é interesse da empresa de que os anseios da CAIXA e dos empregados caminhem juntos”.

Da Logística foi reconhecida a problemática colocada, sendo apontado que as demandas serão tratadas em fila única e regionalmente. A ANEAC deverá encaminhar sugestões para a elaboração do fluxo de processos, de forma que ocorra ganho na padronização, sem a perda do acompanhamento mais próximo às intervenções, mantendo a eficiência nas diversas demandas de manutenção, abertura de unidades, implementação de projetos estratégicos da rede, etc.

Na Habitação, houve a confirmação de novo processo de reestruturação, sendo reafirmado um canal de diálogo com a entidade, para tanto, será agendada uma nova reunião para tratar exclusivamente desta matéria. No âmbito do Governo foi pontuado que não há, no momento, previsão de reestruturação.

Das demandas específicas foi informado que a liberação de veículos para vistorias de obras em trechos inferiores a 100 km, está pactuada com as demais áreas, e que tal questionamento será averiguado para sanar a divergência.

Com relação à disponibilização de tabletes para uso em vistorias, será avaliada a proposta e informado oportunamente.

Em resposta a demanda de disponibilização de 2 (dois) monitores para os profissionais, informamos que existe previsão no MN TE042, em seu item 3.2.9.

Desta forma, qualquer colega vinculado às GIGOV, usuário de notebook ou desktop pode solicitar um segundo monitor, além do que já acompanha o equipamento.

Esta foi a primeira reunião realizada pela atual gestão da Associação com representantes da CAIXA. Janaina Bosa Daniel, GN Relações Trabalhistas avaliou o diálogo de forma positiva, visto que possibilitou um entendimento mais amplo de todas as áreas envolvidas.

Para o diretor-presidente da ANEAC, Geraldo Aires da Silva Junior, além de estreitar laços e reafirmar a relevância de engenheiros, arquitetos e administradores de rede para alcance dos objetivos da empresa, o encontro propiciou a manifestação de uma gestão ativa em temas pertinentes ao campo de atuação da entidade. “Expomos de maneira objetiva os anseios de nossos associados e reiteramos a relevância da ANEAC na contribuição dos processos”, afirmou.

Baixe o arquivo PDF