Historico

 

 

HISTÓRICO

Assista aqui ao vídeo institucional que traz momentos marcantes na trajetória de construção da ANEAC!

 

 

Em novembro de 1986 a Caixa Econômica Federal viu-se impelida a atuar em um novo e promissor campo. Ao assimilar as tarefas desempenhadas pelo então extinto Banco Nacional da Habitação - BNH na consecução de políticas públicas em habitação, saneamento e desenvolvimento urbano, fazia-se necessário para a instituição financeira adquirir expertise em outras áreas que até então lhe eram estranhas. A transferência veio sob a forma de capital humano, com a absorção dos Engenheiros e Arquitetos do então extinto BNH para os quadros próprios da CAIXA. A partir disso, a CAIXA vem cada vez mais ocupando espaços estratégicos, atuando em todo o território nacional como instituição legitimamente capacitada e detentora dos recursos indispensáveis para atuar como verdadeiro órgão de governo na implementação de políticas públicas.

A partir daí as demandas da CAIXA têm aumentado proporcionalmente aos investimentos públicos e privados realizados em habitação, saneamento e desenvolvimento urbano, agregando ainda mais mérito ao trabalho desempenhado pelos Arquitetos e Engenheiros da CAIXA. Pode-se até mesmo afirmar que, para obter um bom ’indicador’ do que se está sendo feito no Brasil hoje em termos de habitação, saneamento e desenvolvimento urbano, basta analisar os números da CAIXA.

Conscientes da crescente relevância da categoria dentro da CAIXA, durante a década de 90 estes engenheiros e arquitetos iniciaram tentativas de se associar e debater seus interesses; porém, somente em 2002, diante de um turbilhão de discussões políticas por todo o país, nasceu em São Paulo a Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal - ANEAC, ampliando-se rapidamente para todo o Brasil. Desde o início de sua caminhada, a ANEAC engaja-se pela defesa, reconhecimento, valorização e divulgação da atuação de seus Associados, uma categoria de profissionais sem os quais seriam infrutíferos os esforços de implementação, avaliação e controle de projetos, obras e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da Nação.

Contando hoje com mais de mil e setecentos Associados, representados em todos os estados brasileiros, envolvendo Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros Civis, Engenheiros de Telecomunicações, Engenheiros Eletricistas, Engenheiros Agrônomos e Engenheiros de Segurança do Trabalho: do Oiapoque ao Chuí a ANEAC orgulha-se por congregar considerável gama de profissionais especialistas nas mais diversas áreas do conhecimento humano, mas que, apesar da diversidade e da abrangência geográfica, mantém-se unida doando dia após dia todo o seu valor e brilho ao momento do resgate e da valorização da Engenharia e da Arquitetura pública deste Brasil.

Desde a análise dos mais variados projetos de infraestrutura, de saneamento e de habitação, avaliações de bens e pareceres jurídicos ao acompanhamento de obras, em âmbito local, regional ou nacional, as mais variadas esferas da administração pública e entes privados recorrem diariamente às consultorias especializadas efetuadas pelos profissionais da ANEAC, a fim de subsidiar complexas decisões inerentes à eficiência, à eficácia e à equidade de investimentos com recursos públicos e privados.

Em sua nova Diretoria, a ANEAC depara-se com os mesmos desafios que fazem parte de sua história: um nível de reconhecimento e valorização profissional e social que venha a espelhar mais fielmente a grande responsabilidade e os riscos característicos às atividades exercidas pelos Engenheiros e Arquitetos da CAIXA. Em outras plavras, continuar zelando por um balanço preciso numa arena onde serviços profissionais reclamam contingente mínimo e independência técnica frente a cobranças por resultados comerciais continua sendo a força motriz que tonifica a união dos Associados da ANEAC.

ANEAC: A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO BRASIL PASSA POR AQUI !

 

GESTÃO 2015-2017