(61) 3226-7449      

O QUE FAZEMOS

Para atingir seus mais variados objetivos, a ANEAC promove ou apóia a realização de conferências, palestras, cursos, simpósios, seminários, encontros, estudos e assemelhados. Neste sentido, a realização bienal do Encontro Técnico ANEAC possibilita o encontro entre diversos meios como o setor econômico produtivo e o acadêmico, os associados e técnicos externos, onde todos podem apresentar e debater suas vivências dentro das problemáticas envolvidas no cenário das áreas de fomento de habitação, infraestrutura, planejamento urbano e rural. Também apoiamos a publicação ou divulgação de pesquisas, estudos ou outras obras científicas em áreas de atuação de nossos associados.

A ANEAC também possibilita a realização de Grupos Técnicos – GT nos mais diversos assuntos afetos ao exercício profissional dos associados. A Associação, por meio dos Conselhos e Diretoria, acompanha e coordena as discussões e o andamento dos trabalhos que subsidiarão futuros pleitos juntos a outras instâncias.

Com o objetivo de defender os interesses próprios e de seus associados, a ANEAC pode representar judicial e extrajudicialmente em qualquer instância, foro ou tribunal, inclusive perante a Caixa Econômica Federal e demais órgãos públicos ou privados. Também patrocina ações civis públicas, de acordo com a legislação aplicável, em assuntos de interesses da categoria.

Outro ponto de atuação da ANEAC não menos importante é o de atuar junto aos setores competentes visando o aprimoramento de técnicas, estudos, obras científicas, periódicos e outros. Assim, entidades externas como a ABNT ou internas como as Gerências Nacionais de Normas e Padrões de Engenharia da Caixa Econômica Federal podem ter contribuições em suas normativas oriundas de trabalhos de associados representando a ANEAC.

A ANEAC, por meio de sua representatividade, busca o permanente intercâmbio e relacionamento institucional e colaborativo com entidades congêneres, como entidades representativas de empregados CAIXA (ADVOCEF, SOCIALCAIXA, AUDICAIXA, FENAE, FENAG, AMBER, ANIPA e outras), entidades sindicais (FNA, FNE, FISENGE, CONTEC, CONTRAF), entidades de classe (CONFEA e CAUBR) assim como outras que pertençam aos diversos campos de atuação da ANEAC.

Por fim, cabe ressaltar que a ANEAC somente atua em consonância com os interesses de seus associados sendo que a participação destes é fundamental para o êxito em qualquer pleito ou situação.


Quem Somos:

A Associação Nacional dos Engenheiros, Arquitetos e Administradores de Rede – ANEAC é uma entidade sem fins lucrativos com sede na cidade Brasília/DF que congrega associados da carreira profissional de nível superior da CAIXA ingressantes por meio de concurso nas diversas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Agronômica, Engenharia de Telecomunicações, Arquitetos e Urbanistas e Administradores de Rede.

A Organização Estrutural da ANEAC vigente está distribuída em Diretoria, Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Representantes Estaduais, com os ocupantes dos cargos eleitos para mandatos por biênios. A independência entre as instâncias é uma premissa do processo democrático da Associação sendo que a Instância maior é a Assembléia Geral que ocorre anualmente com o intuito de prestações de contas de mandatos, análises e debates de proposições da base de associados e deliberações dos assuntos diversos e pertinentes para os interesses da Associação e das categorias por ela representada.


A finalidade da ANEAC:

A ANEAC tem vários objetivos, todos situados em um espectro que vai desde o interesse do associado até a contribuição para o desenvolvimento urbano e rural do Brasil.

este sentido, defender a CAIXA como empresa 100% pública e com forte atuação no fomento à habitação, infraestrutura e urbanismo, seja no ambiente urbano ou rural, é contribuir para a melhoria das condições de desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Atuar na luta pelos interesses das categorias por ela representada junto ao seu Empregador CAIXA ECONOMICA FEDERAL assim como em outras instâncias inerentes que impactam no exercício profissional dos associados, especialmente no tocante na melhoria das condições de trabalho, saúde e previdência, também fazem parte do escopo de atuação da ANEAC.

Além disso, a ANEAC propiciou congregar os profissionais do quadro de engenheiros, arquitetos e administradores de rede da Caixa Econômica Federal onde a união de forças permite a construção de um coletivo forte.

Também a ANEAC atua fortemente na permanente valorização das profissões de Engenharia e Arquitetura e de todos os campos de atuação. A valorização das carreiras públicas destas áreas está no rol de defesa da ANEAC por entendermos a importância de projetos e obras com alto desempenho para os habitantes das zonas urbanas e rurais.

Mas acima de tudo, a ANEAC tem o dever de zelar pela ética profissional e colaborar para o desenvolvimento técnico-científico e sócio-cultural deste imenso país chamado BRASIL.

ANEAC é CAIXA. ANEAC é BRASIL. ANEAC é você Associado, razão maior de nossa existência.

SBS, Quadra 2, Bloco Q, Lote 3, Ed. João Carlos Saad, 14º, Sala 1410 - Brasília/DF - CEP: 70.070-120

Tel (61) 3226-7449