Esqueci minha senha

Notícias

Voltar
Homepage Notícias
Por: GIAN FRANCO SALAMONI
02/122018 20:00

Workshop sobre Parede de Concreto - NBR 16055 em Florianópolis/SC

Foi realizado dia 22 de novembro, o Workshop sobre Parede de Concreto - NBR 16055, no Auditório do Edifício Sede da Caixa, em Florianópolis, numa parceria ANEAC, CAIXA e ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). Participaram do evento construtoras locais, estudantes e associados ANEAC de Florianópolis, Joinville e Criciúma.

O sistema Parede de Concreto é largamente utilizado em empreendimentos com financiamento pela CAIXA. Exige um planejamento completo da obra, elimina processos artesanais e improvisados, reduz o número de trabalhadores no canteiro. A partir do planejamento e o treinamento de mão de obra há redução do prazo de execução e a melhora nos indicadores de produtividade. Nesse contexto coube ao Engenheiro Rubens Monge (ABCP/SP) apresentar o Cenário Atual para Parede de Concreto.

A segunda palestra, "Telas Soldadas" o Eng. João Batista Silva da IBTS - Instituto Brasileiro de Telas Soldadas, apresentou a metodologia em si: paredes e lajes maciças moldadas por meio de estruturas metálicas. A modulação das telas e o dimensionamento das formas dependem de cada projeto. A qualidade final, como em toda obra, está diretamente relacionada ao material utilizado.

Na terceira palestra, "Tecnologia do Concreto", o Eng. Jairo Abud da ABESC - Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem - discorreu sobre os cuidados com os componentes do concreto e as características desejáveis. Jairo comentou ainda a importância de contratar concreteiras com responsáveis técnicos legalmente habilitados.

O engenheiro Arnoldo Wendler comentou sobre a Norma de Parede de Concreto (NBR16055), relacionada à Norma de Desempenho (NBR 15575). Destacou os ensaios computacionais utilizados para avaliar o desempenho térmico e acústico e a importância de estruturação e planejamento das empresas para trabalhar com parede de concreto.

As vantagens do sistema construtivo com parede de concreto: agilidade na construção; uso racional de materiais construtivos; diminuição do número de trabalhadores.

Os Desafios: certificação da indústria de telas soldadas; registro de concreteiras no sistema CREA/CONFEA; custo das formas; projetos adequados às realidades locais; estruturação das construtoras.

Segundo o Gerente da GIHAB/FL, Tiago Bernardi, eventos como esse aproximam as construtoras e a CAIXA e mostram alternativas de desenvolvimento do ambiente construído. Internamente promove nossa integração (Habitação e Governo) e padronização de procedimentos (Gerências e Representações).

Em 2019 pretendemos ampliar esta e outras parcerias para promoção de eventos técnicos gratuitos com abrangência nacional. Contamos com a colaboração dos associados na proposição de temas, locais e parcerias.

A Associada Joanir (Arquiteta da GIHAB/FL) coordenou o evento.

Para este evento, os apoios foram:

ANEAC - organização.

CAIXA - local, coffee break, destacamento.

ABCP - custos com os palestrantes, divulgação, certificados.