Esqueci minha senha

Notícias

Voltar
Homepage Notícias
Por: articulando
21/062019 19:23

Reunião do Colégio de Presidentes de CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia)

O diretor-presidente da ANEAC, Fernando Turino, o diretor-vice-presidente, Erieldon Bezerra Leão, e o Representante Estadual de Sergipe, Fábio Andrade, participaram da reunião do Colégio de Presidentes de CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), na última sexta-feira (14), em Aracajú (SE). Na ocasião, foi deliberada a posição que o CONFEA deveria tomar em relação à norma técnica que poderá ser elaborada em face de convênio celebrado entre o CRECISP (Conselho de Corretores de Imóveis de São Paulo) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O diretor-presidente Turino reiterou a posição da ANEAC sobre não endossar uma norma técnica das avaliações de imóveis aos corretores, haja vista que o trabalho destes profissionais é distinto daquele desempenhado por engenheiros e arquitetos. “Somente os profissionais que detêm de conhecimento completo de projeto e execução de imóveis podem exercer o trabalho avaliatório com a qualidade exigida pelas atuais normas técnicas que versam sobre o tema”, afirmou.
O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE), a Associação Brasileira de Avaliação e Perícia (ABAP) e a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (ABENC), que também representam engenheiros e arquitetos, igualmente se posicionaram contra a hipótese do CONFEA endossar uma norma técnica a ser elaborada pela ABNT com o objetivo de atender pleitos dos corretores, pois entendem serem injustificados tecnicamente.
Ao final, o presidente do CONFEA, Joel Kruger, solicitou, às entidades representativas presentes, um levantamento técnico sobre o tema a fim de embasar tecnicamente o pleito. Diante disso, a ANEAC, o IBAPE e a ABAP realizarão uma reunião técnica (em data e local a serem definidos) para elaborarem juntos o material requisitado a ser apresentado no próximo encontro do CP, em agosto, em Natal/RN, quando será decidido sobre o modo que o CONFEA conduzirá o assunto.
Frente Parlamentar - Na reunião, ainda foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia por deputados estaduais de Sergipe e o assessor de um senador. A ANEAC os contatou para agendar reuniões sobre pautas afins.
#ANEAC #CPCREAS #ARACAJU