Esqueci minha senha

Notícias

Voltar
Homepage Notícias
Por: FLAVIA VIRGINIA DA SILVA
09/052019 17:45

Relato da Reunião em São Paulo

A Diretoria ANEAC esteve reunida em São Paulo-SP no dia 07/05/2019 com profissionais lotados na cidade de São Paulo, Sorocaba e Osasco. Representando a diretoria estiveram presentes o presidente Fernando Turino e o diretor regional sudeste Jackson Junior; contamos também com a elucidativa presença do associado Paulo Victor Medeiros (PV) da GIGOV de Natal/RN.

O colega Patryck começou a reunião expressando preocupação com o atual cenário em que vivemos, salientando os ataques que a área de governo vem sofrendo, principalmente em relação a aprovação da PEC 61/2015 no senado. Explica ainda que, além dos ataques pontuais, devemos como associação ficar atentos a uma questão mais geral em relação aos rumos que o banco está tomando, especialmente em um momento de redução dos investimentos públicos e de saída da CAIXA do Conselho Curador do FGTS. Expôs a criação de grupos de trabalho concentrados em São Paulo, onde os colegas se dividiram em 1) articulação interna, 2) articulação externa e 3) novos modelos de negócios, cujo resultado já pode ser visto na elaboração de nota esclarecedora sobre a famigerada PEC.

O presidente Turino continua a reunião explanando sobre as ações que a ANEAC está tomando. Especificamente em relação a PEC 61/2015, que tramitará pela Câmara Federal como PEC 48/2019, cita o trabalho executado pelo diretor Geraldo nos corredores do Congresso Nacional. Informou sobre a contratação de Assessoria Parlamentar, pauta aprovada na última assembleia da associação, será de extrema importância no relacionamento com os legisladores em prol de nossa categoria. Citou a reunião com os presidentes do CREA do nordeste realizada em Salvador em 03/05/2019, onde obtivemos mais um importante apoio contra a PEC 61. Além dos conselhos de classe, frisou a importância de termos o apoio conjunto dos órgãos de fiscalização, ministério público e sociedade civil. Sobre as ações futuras, o presidente citou agenda em 22/05 com a DEGOV e VIGOV em exercício Tatiana Thomé, dia 23/05 com a SUGOV e dia 27/05 com a presidência da CAIXA. Turino pontuou sobre a abertura de diálogo que a ANEAC tem em relação a órgãos externos e ao comando da empresa, demonstrando reconhecimento e credibilidade da associação.

Paulo Victor explicou sobre a tramitação da PEC 48/2019 na Câmara de deputados, frisando que iremos propor emenda ao texto em tramitação para reduzir os impactos, tanto para a área de governo da Caixa quanto para a sociedade em geral, de sua provável aprovação.

Outro ponto comentado com preocupação pelos associados paulistanos foi sobre uma reunião realizada através de videolink com representante da GETRE, onde foram apresentados novos produtos a serem oferecidos pela área Governo. Citou-se a falta de clareza que a proposta foi apresentada, deixando os profissionais ‘da ponta’ à margem da elaboração dos produtos. A diretoria da ANEAC se comprometeu a obter maiores informações junto ao comando da VIGOV,  pleiteando transparência e participação no processo.

De um modo geral, os participantes reconheceram que passamos por tempos difíceis e que a união da categoria em torno da associação nos faz mais fortes para continuarmos contribuindo para o desenvolvimento do país.

 

Forte abraço.

 

Diretoria ANEAC