Esqueci minha senha

Notícias

Voltar
Homepage Notícias
Por: GIAN FRANCO SALAMONI
13/022019 13:36

ANEAC realiza reunião com representantes da CAIXA

RELATO DE REUNIÃO DA DIRETORIA COM A PRESIDÊNCIA DA CAIXA

 

 

No intuito de apresentar a ANEAC, solicitamos uma reunião com o novo presidente da CAIXA, tendo a assessoria do presidente retornado dia 07/02/2019, confirmando a reunião para o dia 12/02/19 às 16:OOhr. Participaram da reunião o Presidente Fernando Turino, o Vice-presidente Erieldon Leão, a diretora regional Norte Aline Siqueira, o diretor regional Centro-oeste Marcelo Parente, o diretor Regional Nordeste Geraldo Aires Júnior, o diretor regional Sudeste Rogério Toresani. A reunião iniciou às 16:30hr e fomos informados que o presidente Pedro Guimarães não conseguiria sair da reunião do Conselho Diretor, que havia se estendido além do previsto. A reunião teve a presença da Diretora  Tatiana Thomé da DEGOV/DESAN,  do consultor da presidência, Milton Anauate e dos representantes da DEPES.

O presidente da associação iniciou explanando a representatividade de um segmento da CAIXA que é a área de desenvolvimento urbano em que estão os associados da ANEAC e gostaria de saber o que o presidente da CAIXA espera da atuação do quadro de profissionais. A ANEAC mostrou interesse numa maior participação da engenharia e arquitetura em questões estratégicas da empresa, aproveitando assim a capacidade técnica dos profissionais.

A diretora Tatiana apresentou a intenção da empresa de enfocar em novos produtos como o FEP – CAIXA – Fundo de estruturação de projetos, como por exemplo a estruturação de PPP de Iluminação Pública, sendo que a ANEAC externou a preocupação em se criar novos produtos sem antes conhecer a realidade das unidades de engenharia, principalmente depois dos sucessivos PDVEs.

Aproveitando a oportunidade da presença de representantes da DEPES e, inclusive participantes da mesa de negociação foram abordados os seguintes assuntos:

BIM – Foi informado a recorrente reclamação dos associados quanto a não utilização do BIM, como também da situação de colegas que se encontram fora dos locais de origem. A ANEAC mostrou a preocupação com a possibilidade das novas contratações, não respeitando o BIM. A DEPES informou que a premissa da CAIXA será de contratar novos profissionais somente após “rodar” o BIM, além do desenvolvimento de uma ferramenta para tornar a sistemática do BIM utilizável para todos os empregados. A ANEAC ressaltou a importância da normatização do BIM.

PSI - Foi relatado os constantes questionamentos de alguns associados quanto aos requisitos/critérios adotados na sistemática serem injustos. Tendo como resposta que caso qualquer empregado sinta-se injustiçado, deve previamente entrar em contato com a GIPES local e, caso ainda não se sinta contemplado entrar em contato com a ANEAC para que esta intervenha junto a DEPES. Foi salientado que o RH não quer injustiças, mas precisa tomar conhecimento previamente.

Mesa de negociação – Foi ressaltado pela ANEAC que na próxima mesa permanente serão apresentados os detalhamentos dos estudos referentes às 6 Horas, funções técnicas, progressão da carreira e em relação as condições de trabalho foram entregues os vídeos e o relato do GT das condições de trabalho no Amazonas.

A ANEAC externou a preocupação quanto a utilização de profissional de maneira remota em face da atividade exigida e de normas de cumprimento do BACEN. A ANEAC não é contra esse tipo de atuação, desde que os critérios sejam claros e do interesse do profissional.

Foi informado a importância de se ter os agrônomos nas unidades de GIHAB/GIGOV, devido todos estarem locados na Matriz, assim como o questionamento sobre o plano da CAIXA para o crédito rural.

A ANEAC observou que as atividades de “instalar e manter” tem características de atividades privativas de engenharia e arquitetura, assuntos referentes a VILOG e que essa premissa não tem sido seguida pela empresa.

Ao final o Presidente Turino ressaltou a importância de realizar uma reunião com o presidente da CAIXA num futuro próximo, considerando o histórico de encontros com as associações representativas de empregados com a empresa ao início de um novo ciclo. Entregou em seguida um livreto sobre as atividades da ANEAC e dos engenheiros e arquitetos na CAIXA e suas proposições, visando dar conhecimento ao Presidente Pedro Guimarães sobre os assuntos relativos a carreira profissional.

Foto 01: Imgem da reunião

Imagem 02: Entrega do relato do GT de condições de trabalho

Imagem 03: Presidente Turino entrega kit presente da ANEAC par a Diretora DEGOV Tatiana Thomé

 

Fonte: Diretoria de Comunicação ANEAC 2019