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Por: articulando
06/062019 15:45

ANEAC promove XVI AG

A ANEAC - Associação Nacional de Engenheiros e Arquitetos da CAIXA realizou a XVI Assembleia Geral Ordinária em 24 e 25 de maio, no B Hotel, em Brasília/DF. Representantes Estaduais das 27 unidades federativas discutiram e votaram 37 propostas encaminhadas pela base às Unidades sobre os eixos: apoio, ACT, governança, Conselho Fiscal, encarreiramento profissional e outros temas.

Após o presidente do CD, Herberth Anderson Nobre Oliveira, abrir os trabalhos, a Diretoria apresentou o relatório de atividades e das contas de 2018 além do planejamento para o próximo período (2019 – 2020). Os Conselhos Deliberativo e Fiscal também relataram e tiveram aprovadas suas ações do ano-exercício anterior.

A diretora regional, Aline Siqueira, expôs o balanço financeiro, a execução e prestação de contas desta Assembleia e da última edição, além das campanhas promovidas, canais empregados e digitalização do acervo da Associação. Também anunciou, em primeira mão, a regularização cartorial do estatuto social da ANEAC e a transferência da Sede à Brasília/DF, aclamadas pela plenária.

O diretor Rogério Toresani falou das reuniões com parlamentares sobre a PEC 48/2019, quando foi explanada a relevância da intermediação da CAIXA nos processos de repasse do Orçamento Geral da União aos estados da Federação e municípios para garantir a eficiência e adequada aplicação dos recursos às obras públicas. Também tratou das reuniões com a VIHAB e DEHAB ocasião em que foram expostos os estudos dos empreendimentos críticos que se encontram paralisados e com dificuldades para serem retomados, entre outras ações.

O diretor Sérgio Grande abordou a gestão do quadro associativo como o controle do BIM e o mapeamento de processos de filiações e desfiliações.

             O diretor-presidente Fernando Turino tratou acerca da PEC 48/2019, do PDV em curso, da defesa da manutenção da CAIXA enquanto empresa totalmente pública, do potencial dos engenheiros e arquitetos da Empresa ainda a ser explorado e das carências em habitação, infraestrutura e desenvolvimento urbano e rural dos muitos municípios brasileiros.

A presidente do Conselho Fiscal, Suzy Moreno, apresentou uma síntese da primeira reunião de 2019 que abrangeu a revisão do regimento interno do colegiado, as eleições da presidência, vice-presidência e secretaria e o estabelecimento das diretrizes às análises da prestação de contas com parecer trimestral. Também relatou a segunda e última reunião realizada na noite anterior em que se discutiu o parecer da análise da prestação de contas do primeiro trimestre do ano.

Representando a gestão anterior do CF, Ronaldo Reis, apresentou as atividades do colegiado entre 2017 e 2018 destacando diversos avanços como a regularização estatutária e a definição da regularidade das prestações de contas.

O diretor-secretário, Gian Salamoni, comunicou a contratação de assessorias parlamentar e de comunicação bem como a implantação de novo sistema de tecnologia de informação.    

O assessor parlamentar da ANEAC, Neuriberg Dias, descreveu o perfil do atual Congresso Nacional, a composição das bancadas e a relação de congressistas engenheiros e arquitetos com provável afinidade profissional com a Associação. Por fim, asseverou que as intervenções serão técnicas assim como o monitoramento de projetos em discussão nas casas legislativas.

O diretor-presidente Turino encerrou as atividades da manhã ressaltando a importância da participação de todos os associados após o encerramento da AG. “Temos de aglutinar. A ANEAC é somente um canal para levar adiante as demandas e sugestões dos associados. Associativismo é isto”.

No segundo dia, o diretor-tesoureiro, David Barbosa Castro, expôs as previsões orçamentárias de 2019 (aprovada na XV AG), e o planejamento de atividades para 2020. A seguir, foram retomadas as votações dos itens da pauta.

Antes do presidente do CD declarar encerrada a AG, deu a voz a diversos Representantes Estaduais, muitos estreantes, que se manifestaram enaltecendo os avanços alcançados nas discussões e a organização do evento.

Após dois dias inteiros de intenso trabalho, logo na segunda-feira seguinte (27), as propostas aprovadas foram expostas e debatidas na CAIXA. Os próximos passos serão acompanhar as evoluções e posicionar os associados. Alguns temas serão conduzidos às câmaras técnicas para aprofundamento dos debates e estudos.

            As propostas deliberadas na AG serão enviadas aos associados por e-mail.