Esqueci minha senha

Notícias

Voltar
Homepage Notícias
Por: GIAN FRANCO SALAMONI
20/032019 15:00

ANEAC participa do 64º ENAGECEF

Relato do 64º ENAGECEF

 

A ANEAC foi convidada e participou da solenidade de abertura do 64º Encontro Nacional dos Gestores da Caixa – ENAGECEF, realizada em São Paulo no dia 15/03/2019, cujo tema do encontro foi “Presença: Sentir, Sintonizar e Agir”.. Esteve representando a ANEAC o Diretor-Presidente Fernando Turino,

Representando o Presidente da Caixa Econômica Federal, esteve o Vice-Presidente da VIPES, Sr. Roney de Oliveira Grasseman. Em sua fala lembrou da importância da empresa perante a sociedade brasileira, Citou a atividade de fomento na Caixa, informando da criação de uma gerência específica para as atividades de Políticas Público Privadas PPP.

Salientou a importância do plano de saúde para os empregados da empresa, fato sacramentado no Acordo Coletivo. Quanto aos processos seletivos adiantou que se dará um peso maior aos critérios de meritrocacia. Quando questionado sobre estrutura mínima necessária das unidades, respondeu informando que existe estudo de redimensionamento e que haverá contratação de pessoa, devido as ações judiciais referente a advogados, arquitetos, engenheiros, deficientes e outros concursados

Quanto à aplicação orçamentária da empresa, afirmou que serão priorizados os clientes de baixa renda.

Informou ainda,  que é intenção do Presidente da Caixa receber as entidades no dia 26/03/2019 em Brasília.

O Presidente da FENAE, Jair Ferreira, abordou as condições atuais de trabalho a que estão submetidos os empregados, principalmente após os sucessivos planos de demissão voluntários, quando passamos de 101.000 para 85.000 empregados, e que se procure respeitar os profissionais. Ressaltou a importância da CAIXA em diversos segmentos em que atua de modo especial na área de habitação e na construção civil, de modo especial nas regiões mais carentes. Ressaltou que este é o momento de mantermos o foco na defesa da Caixa como empresa pública.

Já o Sr. Marcio Prado, representando a CONTEC, citou o potencial da atividade de habitação na CAIXA, levando em conta as necessidades da sociedade e a importância da manutenção de sua identidade como empresa pública.

O Diretor Presidente da Aneac, Engenheiro Fernando Turino, dissertou sobre as diferenças das atuações de um banco privado e um banco publico, que evidenciam perfeitamente que as atividades executadas pela CAIXA tem as características de banco público.  Reafirmou que o grande diferencial da Caixa em relação aos demais bancos, é a sua área de fomento, de modo especial quanto ao desenvolvimento urbano, com sua equipe técnica de arquitetos e engenheiros, tornando-se peça importante na defesa da Caixa como banco público.

Salientando que o momento presente é de mudanças significativas, a representante da FENACEF, conclamou a união das entidades representativas de empregados.

Representando a FUNCEF, Guilherme Faria, fez uma abordagem sobre a dificuldade da venda de ativos, o superávit dos últimos balanços, o alongamento do prazo do equacionamento, ações judiciais e contenciosos da CAIXA.

Encerrando a solenidade o Presidente da FENAG, Mairton Antonio Garcia Neves, agradeceu a presença de todos ressaltando as condições de trabalho dos gestores, suas condições de saúde e necessidade de treinamentos constantes; Também citou a importância da empresa Caixa Econômica Federal para a sociedade brasileira.