Esqueci minha senha

Notícias

Voltar
Homepage Notícias
Por: GIAN FRANCO SALAMONI
28/022019 13:00

ANEAC participa de reunião na Matriz da CAIXA

A diretoria da ANEAC esteve reunida com Consultores da Presidência da Caixa no dia 28/02/19 às 9:30 no Edifício Matriz I. Pela ANEAC estiveram presentes o Diretor Presidente Fernando Turino, o Diretor Vice-Presidente Erieldon Leão, o Diretor Marcelo Parente, o Diretor Geraldo Aires e o Diretor Rogério Toresani. Pela Caixa estiveram presentes os Consultores da Presidência Celso Leonardo e Mauro Macedo Pessoa, o Superintendente Nacional de Habitação Henrique Marra e o Gerente Nacional de Padronização e Normas Técnicas de Governo Sergio Rodovalho.

A reunião teve como objetivo apresentar um histórico da atuação dos profissionais de engenharia e arquitetura da Caixa, abordagem da empresa como banco de fomento, a importância do quadro técnico e o que ele representa de diferencial para a empresa, bem como apresentar proposições de atuação.

 

O Consultor Celso Leonardo iniciou a reunião informando que o atual foco da presidência é “Mais Brasil, Mais Controle, Mais Transparência e Mais Resultado”. A ANEAC informou que esse foco se encaixa perfeitamente nas proposições da Associação.

 

A Diretoria da ANEAC apresentou alguns pontos de melhoria do Programa Minha Casa Minha Vida como a localização dos empreendimentos, execução das obras não incidentes e a relação da Caixa com os demais entes. Logo após foram apresentadas alternativas complementares ao PMCMV, como programas de fomento à empreendimentos de aluguel de habitações, além de propostas de novas operações de crédito imobiliário.

 

Em relação às obras paralisadas, no âmbito das GIHAB´s e GIGOV´s, a ANEAC sugeriu que os processos de retomada sejam mais céleres para evitar os conhecidos prejuízos causados pela demora da tomada de decisão. Para evitar novas paralisações foi proposto que as análises sejam mais criteriosas e que seja dada mais protagonismo ao engenheiro e arquiteto.

 

A ANEAC propôs a implantação de assistência técnica às prefeituras, via GIGOV´s e GIHAB´s, como forma de otimizar os processos de repasse e fidelizar essa clientela.

 

A ANEAC ressaltou a importância de aumentar a participação dos Engenheiros Agrônomos nas operações de fomento ao agronegócio para dar mais segurança ao processo e preservar o patrimônio da Caixa. A Caixa deve também aproveitar esses profissionais nas avaliações e análises rurais nas GIHAB´s e GIGOV´s.

 

O Consultor Mauro registrou todas as proposições da ANEAC e ficou definido que os assuntos serão detalhados juntos aos gestores Caixa de cada área, inclusive de TI e Logística.

 

Fonte: Diretoria de Comunicação ANEAC